A Vila de Itaúnas


A Vila de Itaúnas é a imagem da tranqüilidade, com uma igrejinha branca na praça, casas simples, pousadas rústicas, poucos carros e uma comida caseira deliciosa. Moradores simples que ainda pescam de canoas feitas de troncos maciços de árvores que chegam a pesar aproximadamente 250 kilos, que cozinham tanto em fogões pré-fabricados, quanto em fogões à lenha, que saem à noite descalço, tornando um lugar mais rústico ainda em ruas de terra que lembram uma pequena roça.

Pousadas que vão do simples ao exótico, muito bonitas, para agradar todos os gostos. Casinhas simples também e sempre com uma rede na varanda com algum morador e o melhor, quando a gente passa basta um olhar por nossa parte que somos cumprimentados com aquele jeito simples e muito bacana que nos sentirmos em casa.

Clima
O sol brilha intensamente o ano inteiro na vila, mas pode-se passar dias chovendo, mas isso é raro. Em julho faz um pouco de frio à noite, mas o sol esquenta até às 17:00 hs. E durante o verão é época de soltura de tartarugas marinhas, confira na sede do parque.

Vegetação
Em Itaúnas encontram-se diversos ecossistemas: dunas, manguezal, restinga, Mata Atlântica e alagados. Nesse meio encontram-se jaguatiricas, macacos-pregos, preguiças e outros animais.

Relevo
A fisionomia da região é formada basicamente de dunas de até 30 m de altura e trechos de praias desertas.

Forró

Além da bela paisagem, a vila é famosa por ser um reduto do forró. É cantada nas letras de vários grupos como Chama Chuva e Bicho de Pé. Possui um festival anual de forró que ocorre no mês de julho e atrai milhares de jovens, especialmente universitários, o festival acontece todo ano entre junho e julho e nele são revelados novos nomes do forró pé de serra, entre os lugares populares do festival estão Bar do Forró e o Buraco do Tatu.

 

Rua Maria Ortiz Barcelos, s/n - Vila de Itaúnas - ES

Reservas: 27 9994-0404 - contato@cravoecanelaitaunas.com